Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Linhas Críticas
versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
GONZALEZ, Maria Fernanda; CASTRO-TEJERINA, Jorge y CARLUCCI, Ana Paula. Identidade profissional na formação docente em contextos virtuais. Linhas Críticas [online]. 2014, vol.20, n.42, pp.383-403. ISSN 1981-0431.
O artigo analisa os significados mediadores da construção da identidade profissional docente em um fórum de discussão virtual. Partimos dos enfoques sociocultural e da teoria da atividade, realizamos um estudo empírico dos discursos produzidos por 32 estudantes e um tutor. Para tanto, realizamos três tipos de análises para estudar os conteúdos temáticos e as dinâmicas dos intercâmbios no fórum. Os resultados sugerem que os significados mediadores de ser professor se constituíram dialogicamente nas práticas de intercâmbios discursivas e se centraram no professor como agente e como mediador na transmissão do conhecimento e como bom e mau professor.
Palabras clave : Identidade Profissional; Formação Docente; Contextos Virtuais de Aprendizagem.