SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número43El coordinador docente y la formación continuada en el Programa Ler e EscreverEnseñanza de ciencias con historietas en Braille y guion hecho por ciegos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

MARCON, Telmo  y  PIAIA, Consuelo Cristine. Educação em sociedades complexas: desafios para ressignificar sociopedagógica e politicamente a escola. Linhas Críticas [online]. 2014, vol.20, n.43, pp.687-709. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.5965/15164896v20n432014687.

O presente artigo, de natureza bibliográfica, propõe-se a refletir sobre a educação no contexto das sociedades complexas, tendo, como delimitação, a ressignificação da escola. O texto inicia problematizando as sociedades complexas, para, em seguida, questionar os limites do modelo de ciência que se tornou hegemônico e analisar duas tradições pedagógicas que influenciaram profundamente a educação formal: a tradicional e a moderna. Por fim, serão feitas referências à escola itinerante do MST, enquanto experiência de educação, que possibilita superar a dicotomia escola e sociedade, bem como traz elementos para a ressignificação da escola frente aos desafios postos pelas sociedades complexas.

Palabras clave : Educação; Escola; Sociedades Complexas; Pedagogia Tradicional; Pedagogia Moderna.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )