Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Linhas Críticas
versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
SILVA, Cátia Cândido da y BORGES, Fabrícia Teixeira. Análise Temática Dialógica como método de análise de dados verbais em pesquisas qualitativas. Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.51, pp.245-267. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.2017/lcv23n51.245.
Este artigo pretende exemplificar a utilização do Método da Análise Temática Dialógica a partir de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar a produção de significados das concepções de gênero em professores, por meio de suas narrativas de história de vida. A partir dos dados produzidos foram identificados os temas e subtemas recorrentes nas narrativas e construídos os mapas de significados, os quais evidenciaram que: (a) as concepções de gênero do/as professor/as participantes da pesquisa são variadas e correlacionam-se com as concepções difundidas socialmente, e (b) os elementos constitutivos religião, família, formação e profissão apareceram amalgamados nas dinâmicas de significação nas concepções de gênero dos entrevistados.
Palabras clave : Método; Análise Temática Dialógica; Pesquisa Qualitativa, Dialogismo.