Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Linhas Críticas
versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
CAIXETA, Juliana Eugênia; SILVA, Delano Moody Simões da; LIMA, Lídia Moreira de y ALVES, Euler Brennequer Santos. Entrevistas narrativas mediadas por instrumentos: investigações sobre a identidade docente. Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.51, pp.268-289. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.2017/lcv23n51.268.
Neste artigo, temos o objetivo de analisar o uso da entrevista narrativa mediada por instrumentos em pesquisas sobre a identidade docente em dois contextos: PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, usamos a análise temática dialógica para analisar uma dissertação de mestrado, dois artigos e um relatório de pesquisa. O uso da entrevista narrativa mediada por instrumentos tem favorecido a construção de contextos investigativos que provocam o falar de si por meio da interação do/a entrevistado/a com um objeto que se remete à sua história. No caso das pesquisas sobre a identidade docente, o uso de instrumentos tem favorecido o posicionamento da pessoa como professor/a.
Palabras clave : Entrevista Narrativa Mediada; Instrumentos; Identidade Docente.