Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Linhas Críticas
versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
BERALDO, Rossana Mary Fujarra. Trajetória docente na transição e na apropriação de tecnologias digitais em práticas de ensino. Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.51, pp.387-411. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.2017/lcv23n51.387.
Este estudo enfocou a apropriação de tecnologias digitais por duas professoras como instrumento de ensino e instrução em escola de ensino médio. Temos interesse na trajetória docente na transição de práticas tradicionais para contextos híbridos de aprendizagem. Utilizamos métodos mistos a partir da Grounded Theory e aporte da Teoria da Atividade e abordagem dialógica. Optamos pela pesquisa qualitativa com entrevista em áudio, fonte documental e observações de interações entre estudantes em contexto híbrido de aprendizagem. Os resultados indicaram que a trajetória docente perpassa pela apropriação tecnológica na: a) convencionalização de um campo simbólico e semiótico no qual as práticas mediadas por recursos digitais passam pela generalização do objeto na/pela atividade coletiva; b) integração dos instrumentos digitais como um corpo de conhecimentos que podem ser aplicados em tarefas situadas e orientadas para metas.
Palabras clave : Trajetória Docente; Transição; Tecnologias Digitais; Grounded Theory; Práticas de Ensino.