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Linhas Críticas
versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
PIAZZENTINO, Raúl y TOURN, Luciana Rita. Planos de formação docente na Argentina (2007-2019): uma leitura desde a dimensão política. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, 27688. Epub 13-Ago-2020. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.27688.
Neste artigo, analisamos as superfícies textuais dos Planos de Formação Docente da Argentina no período 2007-2019, tentando reconhecer os significantes “maestros” (Professores do Ensino Fundamental) que definem os sentidos das políticas docentes. Os Planos, desde uma perspectiva de indagação centrada no político, na linha da Teoria do Discurso e da Análise Política do Discurso, constituem práticas que articulam configurações discursivas da formação docente. Nelas, reconhecemos fixações de sentido que, por um lado, procuram reconstruir uma identidade para o sistema formativo e, por outro, organizam o campo discursivo em torno do significante das capacidades profissionais.
Palabras clave : Formação de docentes; Argentina; Planos nacionais de formação docente; Análise política do discurso.