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Linhas Críticas
versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
HABOWSKI, Adilson Cristiano y CONTE, Elaine. O ócio criativo e suas perspectivas na educação. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e24711. Epub 04-Sep-2020. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.24711.
O trabalho objetiva discutir a ideia de ócio criativo de Domenico de Masi (2000; 2017; 2020) na tentativa de compreender hermeneuticamente suas perspectivas e desdobramentos na educação. O ócio criativo engloba três dimensões: trabalhar para produzir riquezas e aprender com o outro; estudar para criar novos conhecimentos e brincar para gerar o bem-estar. A partir dos debates suscitados com as interfaces formativas do ócio criativo, propomos questionar e construir pontes criativas ao desenvolvimento da globalidade humana. Concluímos que a educação precisa promover a experiência do ócio criativo, na perspectiva das metáforas e metamorfoses do processo de formar-se no tempo livre, visto que o processo do conhecimento implica reconhecer o potencial recriador dos sujeitos.
Palabras clave : Ócio criativo; De Masi; Educação.