Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Linhas Críticas
versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
VELOSO, Geisa Magela y PAIVA, Aparecida. Representações sociais de leitura: práticas docentes e formação de crianças leitoras. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e31903. Epub 13-Oct-2020. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.31903.
O artigo tem por objetivo analisar representações sociais e práticas docentes produzidas no processo de escolarização da literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada com participação de 94 professoras que, no processo de coleta de dados, se posicionaram por respostas a questões abertas de um questionário aplicado no formato impresso. A análise dos discursos docentes permitiu constatar que as três dimensões das representações sociais – as atitudes, a informação e a imagem – ancoram-se no prazer de ler e na funcionalidade das práticas de leitura desenvolvidas.
Palabras clave : Representações de leitura; Práticas Docentes; Literatura Infantil.