Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Linhas Críticas
versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
MALETTA, Ana Paula Braz; FERREIRA, Maria Manuela Martinho y TOMAS, Catarina Almeida. Infância em tempos de pandemia: cadê o currículo e as práticas pedagógicas?. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e34110. Epub 16-Dic-2020. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.34110.
A Covid-19 impactou quotidianos familiares, econômico-laborais, socioculturais, incluindo a infância. Focadas no período de confinamento e em dois estudos qualitativos no Brasil e em Portugal, analisamos: i) medidas e recomendações oficiais da COVID-19 para a educação infantil (pesquisa documental); ii) como o currículo e as práticas pedagógicas foram reconfigurados por educadoras brasileiras (entrevistas) e educadoras portuguesas (publicações no Facebook). Não generalizando ou comparando realidades sociopolíticas, educativas e profissionais diferentes, reflete-se sobre o valor da educação infantil no bem-estar infantil e discute-se as (im)possibilidades de desenvolver o currículo e as práticas pedagógicas a distância e na impessoalidade tecnológica.
Palabras clave : Infância; Pandemia; Educação Infantil; Currículo; Práticas Pedagógicas.