Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Linhas Críticas
versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
MENEZES, Karla Mendonça; CANDITO, Vanessa y RODRIGUES, Carolina Braz Carlan. Contribuições da pesquisa-ação para educação em saúde no contexto escolar. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e38380. Epub 07-Dic-2021. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc27202138380.
Esse estudo investiga as contribuições da pesquisa-ação nas práticas pedagógicas de professores inseridos em processos formativos, visando a educação em saúde. As etapas, progressivamente planejadas, perpassaram o diagnóstico situacional, problematização, aprofundamento teórico, planejamento e incremento do plano de ação. Os achados apontam que a pesquisa-ação possibilitou a contextualização de problemas presentes no cotidiano, e apresentou potencialidades para a introdução de práticas pedagógicas em saúde, planejadas e articuladas ao currículo escolar, considerando o envolvimento entre a família e a escola nesse processo, além de promover o trabalho coletivo e interdisciplinar dos docentes.
Palabras clave : Educação para a saúde; Pesquisa-ação; Práticas pedagógicas; Trabalho coletivo.