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Jornal de Políticas Educacionais
versión On-line ISSN 1981-1969
Resumen
SVERDLICK, Ingrid; AUSTRAL, Rosario y MOYANO, Inés Rodriguez. Avaliações normalizadas. Críticas e contrapontos às lógicas hegemônicas a partir de uma experiência recente na província de Buenos Aires. J. Pol. Educ-s [online]. 2023, vol.17, e92257. Epub 08-Abr-2024. ISSN 1981-1969. https://doi.org/10.5380/jpe.v17i0.92257.
Trinta anos após a implementação de testes padronizados de avaliação das aprendizagens na Argentina e na região, o debate sobre o significado das políticas de avaliação, o que produzem, o que apoiam, legitimam e justificam, ainda está em curso. A questão da avaliação na educação tornou-se central nos anos 90 na Argentina como um dos eixos estruturais das políticas neoliberais, como uma ferramenta para "medir" a qualidade da educação a partir de uma racionalidade económica e produtivista. Posteriormente, apesar dos progressos que foram feitos em matéria educativa e social pelos governos que se opõem à ideologia neoliberal, e embora a lógica da qualidade ligada ao direito à educação e à justiça social tenha sido abraçada, as concepções e práticas de avaliação educativa pouco mudaram (Sverdlick, 2020). Neste artigo apresentaremos uma abordagem crítica em relação às avaliações padronizadas do desempenho dos alunos com o interesse de desfazer algumas fórmulas tecnocráticas que se constituíram quase como verdades absolutas e inquestionáveis, questionando o trabalho pedagógico dos professores. Também analisaremos uma proposta de avaliação em vigor na província de Buenos Aires, no âmbito da política de ensino da administração 2020.
Palabras clave : Políticas de Educação; Avaliações Normalizadas; Testes Escolares; Ensino e Avaliação.