Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação
versión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
STAHLSCHMIDT, Ana Paula Melchiors. Um extraterrestre em busca de um lugar: considerações sobre violência, linguagem e aprendizagem, na perspectiva da inclusão escolar. Educação. Porto Alegre [online]. 2009, vol.32, n.02, pp.227-235. ISSN 1981-2582.
O texto aborda a relação entre linguagem e aprendizagem no contexto da inclusão escolar de crianças com transtornos de desenvolvimento, considerando as implicações da história do sujeito e sua experiência relativa à escolarização, a partir dos conceitos de violência primária e secundária, cunhados por Piera Aulagnier e retomados por Alícia Fernández. Tomando como ilustração um caso acompanhado pela autora, em sua prática como psicóloga da rede municipal de abrigagem e atendimento à criança e ao adolescente vítimas de violência intrafamiliar, são discutidos os conceitos mencionados e as dificuldades encontradas no processo de inserção escolar de crianças cuja estrutura psíquica pode colocar-se à professores e equipe educacional como entrave à adaptação à escola regular, bem como a importância da superação das dificuldades encontradas no processo de inclusão e seus efeitos sobre diversas áreas da vida destes sujeitos.
Palabras clave : Inclusão Escolar; Transtornos do Desenvolvimento; Linguagem; Aprendizagem; Violência.