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Educação
versión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
OLIVEIRA, Raquel Gomes de y GIORGRGI, Cristiano Amaral Garboggggini Di. Princípios da cognição situada e as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores. Educação. Porto Alegre [online]. 2011, vol.34, n.03, pp.360-368. ISSN 1981-2582.
Este artigo busca mostrar que o conceito de cognição situada pode ser fecundo para processos de formação de professores; portanto; para a prática pedagógica dos cursos de licenciatura. Assim, apresentamos os aportes teóricos trazidos por esse conceito, para, então, apontarmos que as diretrizes nacionais para a formação de professores da Educação Básica, estipuladas tanto pelo Parecer CNE/CP 09/2001 quanto pela Resolução CNE/CP 01/2002, podem ser mais ricamente operacionalizadas quando se consideram os mencionados aportes teóricos. Trazemos ainda exemplos de experiências de práticas pedagógicas que sugerem como essa operacionalização pode acontecer na prática.
Palabras clave : Cognição Situada; Formação de Professores; Prática Pedagógica.