Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação
versión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
SA, Ricardo Antunes de y ENDLISH, Estela. Tecnologias digitais e formação continuada de professores. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.01, pp.63-71. ISSN 1981-2582.
Apresenta-se a sistematização de resultados preliminares de pesquisa empreendida junto às escolas da Rede Municipal de Educação de Curitiba - RME, onde se investigaram os conhecimentos adquiridos pelos professores nos cursos de formação continuada e a integração dos recursos das tecnologias digitais na escola no período de 2011 a 2012. O quadro teórico utilizado foi: André (2013), Lüdke e André (1986), Castells (2003), Kenski (2007, 2010, 2013), Lemos e Lévy (2012), Marcelo (2009), Moran (2002, 2011), Sancho (2002), Santaella (2003, 2007), Recuero (2012). Os resultados apontaram para a necessidade de uma concepção de formação continuada que propicie elementos teóricos e metodológicos que fundamentem a integração crítica e propositiva dos recursos tecnológicos digitais à prática educativa. É preciso avançar no sentido de tecer um diálogo mais efetivo entre o conteúdo, o conhecimento, a episteme e os meios (e suas linguagens) veiculados pelas tecnologias digitais.
Palabras clave : Educação; Tecnologia na Escola; Formação Continuada de Professores.