Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação
versión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
BONIN, Iara Tatiana; RIPOLL, Daniela y AGUIAR, José Vicente. A temática indígena sob as lentes dos Estudos Culturais e Educação - algumas tendências e enfoques analíticos. Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.1, pp.59-69. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.18444.
O objetivo deste artigo é mapear e discutir algumas tendências e enfoques analíticos que vêm sendo conduzidos em teses e dissertações do campo da Educação que se valem dos Estudos Culturais para a abordagem da temática indígena. Foram analisados 14 trabalhos que articulam três descritores: temática indígena, Estudos Culturais e Educação. Verificou-se que, em tais produções, problematiza-se a ideia abstrata de diversidade cultural, tão mobilizada pelas perspectivas multiculturalistas. Além disso, constatou-se que o campo dos Estudos Culturais favorece o desenvolvimento de análises críticas que focalizam as desigualdades, as relações de poder, as práticas representacionais e as políticas em torno das identidades/diferenças. São acionados, nestes estudos, diversos conceitos e abordagens teóricas que problematizam visões eurocêntricas, repertórios depreciativos e essencialismos, mostrando que há uma tendência hegemônica de atribuir ao "outro"/indígena características que fazem dele um ser estranho, objeto de curiosidade e de escrutínio.
Palabras clave : Temática Indígena; Estudos Culturais; Educação.