Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação
versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
DONAT, Julia; MOURA, Tayse Conter De; KRISTENSEN, Christian Haag y CARVALHO, Janaína de Castro Nuñez. Professores e maus-tratos - uma revisão teórica sobre reconhecimento, denúncia e capacitação. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.1, pp.66-73. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.20367.
O presente trabalho resgata teoricamente o fenômeno nos maus-tratos na infância, contemplando principalmente a dificuldade ainda presente dos professores no reconhecimento de sintomas específicos e no encaminhamento adequado desses casos. Buscou-se compreender os principais conceitos de maus-tratos e de suas subdivisões (abuso sexual, abuso emocional, abuso físico e negligência), bem como as dificuldades que profissionais da educação encontram no manejo desses casos no dia a dia. Além disso, procurou-se verificar, a partir de uma revisão assistemática da literatura, programas de capacitação preventiva visando ao desenvolvimento profissional de professores e, por fim, enfatizar importantes aspectos que devem ser considerados nesse tipo de capacitação.
Palabras clave : Abuso da Criança; Crianças em Idade Escolar; Professores.