Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação
versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
MAIA, Marta Nidia Varella Gomes. Entre a alteridade e a indiferença: uma análise das relações na escola. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.1, pp.133-141. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.19747.
Analisar relações e interações presentes na escola, a partir da obra de Martin Buber, é o que propõe o presente texto. Transitando entre recortes do cotidiano extraídos de dissertações de mestrado e teses de doutorado, e apoiado na concepção de existência humana e no conceito de relação buberianos, aponta para a possibilidade e necessidade de humanização nas interações. Inicia-se com a contextualização do campo empírico dos trabalhos selecionados, apresenta, brevemente, a filosofia antropológica de Martin Buber e destaca os conceitos estudados aplicados à análise das teses e dissertações. Conclui com considerações sobre o próprio processo de estudo e análise do material selecionado e sobre as contribuições das teorias de Buber para as relações entre os sujeitos na escola.
Palabras clave : Criança; Escola; Relações; Interações; Humanização.