Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação
versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
LEVY, Esther. Educação de Jovens e Adultos na Argentina. História recente, sujeitos, conjuntura e desafios. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.3, pp.377-386. Epub 10-Feb-2020. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.33928.
Este artigo resume ideias e posições críticas sobre Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Argentina. Essas ideias são produto de discussões conceituais e políticas na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires (UBA), onde a autora é pesquisadora e também estão influenciadas pela sua experiência em equipes de gestão político-pedagógica no Ministério da Educação Nacional da Argentina e na militância sindical. O trabalho contém precisões conceituais sobre a EJA e seus sujeitos, a história recente da modalidade e o atual cenário pedagógico e político. Na Argentina, os primeiros anos do século XXI, marcaram uma fase de optimismo para a EJA, que durou até produzida uma virada conservadora no final do ano 2015, com a chegada ao governo da Aliança denominada Cambiemos, expressão da direita democrática que ganhou as eleições nacionais por 51% dos votos.
Palabras clave : Educação; Adultos; Direitos; Política; Neoliberalismo.