Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação
versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
COSTA, Eduardo Antonio De Pontes y BRITO, Décio Pereira de. Um olhar sobre o discurso da formação continuada de professores. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.1, e30226. Epub 13-Ene-2021. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.30226.
Esta investigação procura discutir os saberes da formação continuada de professores do Centro de Capacitação de Professores (Cecapro), da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), do município de João Pessoa. Com base nos conceitos de discurso e de enunciado formulados por Michel Foucault (2008) e de diário de pesquisa de campo presente em René Lourau (1993), é tomado como analisador o Processo Licitatório n.º 007663/2009. As análises focam a emergência da profissionalização docente, as áreas de seguimentos de atuação do professor no ensino fundamental e o perfil do professor formador. Conclui-se que os professores em formação, inscritos na prescrição do saber-fazer pedagógico, passam a ocupar, nos ditos do Processo Licitatório, lugares específicos, e a disputar determinados discursos, pretensamente aceitos como neutros e verdadeiros.
Palabras clave : formação continuada; discurso; enunciado; sujeito.