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Educação
versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
DUARTE, Zuleyka da Silva y OLIVEIRA, Avelino da Rosa. Abordagens teóricas da Educação Física escolar: limites para a proposição de uma formação humana omnilateral. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.2, e35970. Epub 01-Feb-2021. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.2.35970.
O presente estudo insere-se no campo das Teorias Críticas da Educação e desenvolve-se como uma reflexão à luz da Filosofia Social Marxiana. Traz para o debate o tema da formação humana omnilateral, articulado às proposições teóricas da Educação Física escolar e tem como objetivo analisar a abordagem teórica Crítico-Superadora, que orienta o trabalho teórico-metodológico para o ensino da Educação Física escolar, com a intenção de propor aprofundamentos que a conduzam como referência de uma proposta de formação humana omnilateral. Partimos do fio argumentativo da Filosofia Social marxiana e defendemos a tese de que, no campo teórico da Educação Física escolar, a proposição melhor construída na base filosófica do materialismo histórico é a abordagem Crítico-Superadora. No entanto, conforme a necessária autocrítica no processo de emancipação, percebemos a necessidade de uma ressignificação, a fim de que ela esteja mais perfeitamente adequada a um projeto formativo de alcance omnilateral.
Palabras clave : educação física escolar; abordagem crítico-superadora; formação humana omnilateral.