Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação
versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
FRANCO, Maria Estela Dal Pai y MOROSINI, Marília Costa. Educação/PUCRS: a pós-graduação como estratégia para o desenvolvimento científico e tecnológico. Educação. Porto Alegre [online]. 2022, vol.45, n.1, e-43988. Epub 17-Jul-2023. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.43988.
O presente texto apresenta uma entrevista com Maria Estela Dal Pai Franco, a primeira coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Ela resgata pontos da trajetória nos anos iniciais da criação do programa. São também trazidas categorias que o campo teórico de gestão da educação superior sinaliza como basilares e presenciais nos movimentos no âmago da universidade e de suas relações ao longo de sua história. São igualmente ressaltados percursos e caracterizações das categorias em momentos diferenciados, abrangendo o interinstitucional, o nacional, o internacional, os grupos e as redes. O relato conclui que, nos diversos relacionamentos e na formação de grupos e redes de pesquisa, a PUCRS vislumbrou e agiu criando possibilidades que vieram a fortalecer os seus cursos de pós-graduação, em específico, o de Educação, mas também de outras áreas de conhecimento pela estrutura de cooperação e de compartilhamento de informações e apoio mútuo.
Palabras clave : educação superior; pós-graduação no Brasil; PUCRS; ciência e tecnologia.