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Educação
versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
SCAPIN, Gislei José y FERREIRA, Liliana Soares. A pandemia e a crise estrutural do capital: implicações no trabalho dos professores. Educação. Porto Alegre [online]. 2023, vol.46, n.1, e-43680. Epub 10-Nov-2023. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.43680.
O corrente texto tematiza, contextualiza e problematiza a situação do trabalho dos professores – entendido como pedagógico – no contexto da crise pandêmica, situado no quadro de crise capitalista e de reestruturação do mundo do trabalho. De cunho teórico-descritivo, apresenta elementos para apropriação do tema, organizando-se em momentos distintos, mas interconectados, a saber: compreende-se o conceito de “crise” em sua forma genérica; situa-se a crise pandêmica na centralidade da crise capitalista, como uma de suas expressões, desnaturalizando as causas dos fenômenos; e, por fim, aborda-se a reestruturação do mundo do trabalho, agravada pelas circunstâncias da pandemia e discute-se sobre o trabalho dos professores nessa conjuntura, com ênfase na problematização sobre as implicações em sua dimensão pedagógica.
Palabras clave : trabalho; pedagógico; professores; crise; covid-19.