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Educação
versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
GIOVANNETTI, Carolina y SALES, Shirlei Rezende. Bruxas nos currículos: ofensiva antigênero nos currículos da educação brasileira. Educação. Porto Alegre [online]. 2023, vol.46, n.1, e43604. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.43604.
O presente artigo avalia os efeitos do discurso reacionário e da ofensiva antigênero na educação básica, em especial, nos currículos escolares. Para tanto, analisamos o material divulgado no site da organização Escola sem Partido (ESP). Argumentamos que os currículos da Educação Básica estão sob disputa em um contexto de ascensão de propostas reacionárias. Tenta-se eliminar dos currículos os conteúdos relativos à história das mulheres, bem como a discussão sobre as questões de gênero. Configura-se, assim, um processo de caça às bruxas contemporâneas: as professoras.
Palabras clave : história das mulheres; bruxas; currículos; "ideologia de gênero"; Escola sem Partido.