Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Diálogo Educacional
versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X
Resumen
MARTINAZZO, Celso José. A dinâmica não linear da educação a distância: um olhar a partir da complexidade. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.57, pp.478-493. Epub 07-Feb-2020. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.057.ao03.
Neste texto temos como objetivo identificar e analisar possíveis pontos de convergência entre o processo de Educação a Distância e o princípio da não linearidade da teoria da complexidade. Busca-se compreender a Educação a Distância (EaD) a partir de um olhar do pensamento complexo, sobretudo tendo o princípio da não linearidade como uma das categorias de análise. O princípio da complexidade permite tecer considerações muito férteis sobre o processo de educação e do ensino a distância. Os cursos de EaD são organizados e ministrados com base em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que, embora se caracterizem por movimentos lineares, permitem ações e criações complexas não lineares. O texto foi elaborado com base na metodologia de pesquisa descritiva e interpretativa, com apoio em referências bibliográficas e eletrônicas, tendo como fonte os autores que abordam e analisam essa temática.
Palabras clave : Complexidade; Educação a Distância; Princípio da não linearidade.