Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Diálogo Educacional
versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X
Resumen
MUHL, Eldon Henrique y KOHLS, Rosana Cristina. O sentido de uma vida examinada: a importância da pedagogia socrática na educação contemporânea. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.61, pp.862-881. Epub 31-Ene-2020. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.061.ao08.
O artigo tem como referência as reflexões de Martha Nussbaum relativas ao tema do sentido de uma vida examinada na educação contemporânea. A análise centra-se no seguinte questionamento: qual a importância de uma vida examinada e quais as implicações dessa condição para a formação do sujeito na atual sociedade complexa e plural? Partindo do diagnóstico de Nussbaum sobre a tendência mundial de se reduzir a educação a um processo de capacitação para o mercado, procura-se avaliar a importância e as exigências das reflexões da pensadora americana ao propor uma educação na perspectiva socrática, apontando a necessidade da reflexão e o desenvolvimento da capacidade de argumentação como bases da formação pedagógica. Considera-se que a retomada da pedagogia socrática proposta pela autora apresenta-se como importante referência para o desenvolvimento de uma formação humanística de cada indivíduo e a construção de uma sociedade democrática.
Palabras clave : Argumentação; Autoexame; Humanização; Democracia.