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Revista Diálogo Educacional
versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X
Resumen
ALVES, Francisco Regis Vieira. Algumas considerações sobre o Philosophiae Doctor e o plágio acadêmico. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2024, vol.24, n.80, pp.243-262. Epub 29-Abr-2024. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.24.080.ao05.
A integridade, boas práticas e condutas na pesquisa se constituem, hodiernamente, cada vez mais arraigadas e integrantes de uma atitude acadêmica responsável. No lócus acadêmico, por exemplo, uma pesquisa de doutorado não pode prescindir de fatores de ordem do ineditismo e que asseveram uma pesquisa original. Nesses termos, o presente trabalho discute a noção de plágio, sem negligenciar elementos históricos de gênese e evolução ao decurso dos últimos séculos e novas políticas de prevenção científica. Ademais, atendo-se ao exame do papel do Philosophiae Doctor (PhD), discute também novas modalidades emergentes de pesquisa como, por exemplo, o caso do (PhDP) por publicação. Finalmente, o trabalho ampara uma compreensão não trivial entre categorias emergentes de manifestação do plágio, diante de relações acadêmicas não estáticas e características de uma pesquisa de doutorado.
Palabras clave : Plágio acadêmico; Philosophiae Doctor; Integridade científica na pesquisa..