Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
versión On-line ISSN 1981-4690
Resumen
PEREIRA, Ana Luísa; FERREIRA, Cátia Patrícia Pereira; GOMES, Patrícia Maria Silva y BATISTA, Paula Maria Fazendeiro. A identidade profissional do professor: um estudo de revisão sistemática. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2013, vol.27, n.02, pp.247-267. ISSN 1981-4690.
O presente estudo é uma revisão sistemática da literatura cujo objetivo foi cartografar a tipologia de estudos empíricos realizados acerca da Identidade Profissional do professor. A pesquisa foi efetuada nas bases de dados eletrônicas ISI Web of Knowledge, ERIC, SPORTDiscus e SCOPUS entre 2001 e 2012. As equações de pesquisa foram “Professional Identity” AND “Teacher”, no campo título e “Professional Identity” AND “Teacher” AND “Physical Education”, no campo "Abstract", tendo sido integrados 42 artigos. A análise de conteúdo, com categorias definidas "a priori", foi a técnica utilizada: a) foco do estudo; b) ano e local de publicação; c) objetivos; d) participantes; e) instrumentos e f) principais conclusões. Os resultados evidenciaram um aumento da pesquisa na área e nas metodologias qualitativas. Estas colocam o desenvolvimento profissional como elemento central no processo de (re)construção da Identidade Profissional, sendo que ao nível do professor de Educação Física a pesquisa ainda é escassa
Palabras clave : Identidade Profissional; Professor; Desenvolvimento Profissional; Educação Física; Revisão Sistemática da Literatura.