Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
versión impresa ISSN 1807-5509versión On-line ISSN 1981-4690
Resumen
SANTOS, Wagner dos; OLIVEIRA, Aline Vieira y FERREIRA NETO, Amarílio. Formação continuada em Educação Física na educação básica: da experiência com o instituído aos entrelugares formativos. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2016, vol.30, n.3, pp.647-659. ISSN 1981-4690. https://doi.org/10.1590/1807-55092016000300647.
Este estudo objetiva analisar e dar visibilidade aos lugares/espaços identificados pelos professores de Educação Física da Superintendência de Carapina, na Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo, como significativos para sua formação. Usa como referencial teórico-metodológico a pesquisa narrativa, utilizando como fontes as narrativas (auto)biográficas de seis professores, em uma prática compartilhada de pesquisa no diálogo com docentes. A análise do estudo sinaliza movimentos diversificados, ora singulares, ora coletivos, de espaços formativos praticados. Esta análise amplia o entendimento de formação continuada para além de momentos instituídos, compreendendo tanto os entrelugares de formação, como os espaços autoformativos indicados pelos professores como significativos à sua formação. Aponta a necessidade de pensar mudanças em políticas de formação focada na valorização de ações investigativo-formativas que tenham como ponto de partida e chegada as práticas pedagógicas.
Palabras clave : Formação continuada; Entrelugares formativos; Educação Física.