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Revista Brasileira de Educação Médica
versión On-line ISSN 1981-5271
Resumen
SILVA, Roseli Ferreira da et al. Análise das situações simuladas da prática médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.01, pp.55-62. ISSN 1981-5271.
Considerando a importância das atividades curriculares para a formação médica, este estudo teve por objetivo identificar e refletir sobre a construção das situações utilizadas na atividade curricular Estações de Simulação (ES) pela primeira turma do curso médico da Universidade Federal de São Carlos/ SP-UFSCar, de 2006 a 2009. Trata-se de um estudo de caso do tipo descritivo, que analisa 57 situações de ES e suas ementas. Os resultados revelaram predomínio de estações na área de Saúde do Adulto e Idoso, e Saúde da Família e Comunidade. Foram analisadas outras variáveis, como idade, gênero, fases do processo saúde-doença, cenário de atenção à saúde e áreas do conhecimento, entre outras. Foi possível identificar a necessidade de readequar as ES do curso médico da UFSCar, elaboradas de 2006 a 2009. Este estudo contribuiu com a formulação de variáveis e critérios que devem orientar a construção das ES, para que estas representem o melhor possível a realidade da prática profissional.
Palabras clave : Currículo; Educação Médica; Avaliação; Aprendizagem Baseada em Problemas.