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Revista Brasileira de Educação Médica
versión On-line ISSN 1981-5271
Resumen
BERTOLDI, Sandra Gehling; FOLBERG, Maria Nestrovski y MANFROI, Waldomiro Carlos. Psicanálise na educação médica: subjetividades integradas à prática. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2013, vol.37, n.02, pp.202-209. ISSN 1981-5271.
Este estudo analisou a contribuição da Psicanálise para educação médica na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas, onde a psicologia médica objetiva atender na formação, desenvolvimento da capacidade de escuta e compreensão integral do ser humano. Alunos monitores participantes do Projeto de Extensão em Relação Médico-Paciente foram reunidos em grupos focais gravados e realizada análise de enunciação psicanalítica para estudo de caso, em pesquisa qualitativa. Os temas destacados foram: o saber e desdobramentos simbólicos; sofrimentos diante da morte; exigências do meio social; demandas superegoicas insaciáveis e cruéis. Alunos/monitores, na posição de suposto-saber no grupo, demonstram capacidades para sustentar relações transferenciais. Verificaram-se ainda alunos com a coragem de dirigir-se ao outro suportando seu não saber, o que pressupõe a verdade do inconsciente como fundamento. Os pequenos grupos criam e oportunizam a sustentação das diferenças, da estranheza e do vazio, com isso suportando melhor o corte na ilusão do saber absoluto e o surgimento de estilos próprios. Carregado de suas singularidades e responsabilidades, o sujeito é convocado a aprender diante dos desafios a serem enfrentados.
Palabras clave : Educação Médica; Psicologia Médica; Psicanálise; Transferência; Humanização.