Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação: Teoria e Prática
versión On-line ISSN 1981-8106
Resumen
CAMARGO, Francielle y FLACH, Simone de Fátima. Relações entre Autonomia e Projeto Político-Pedagógico de Escolas Públicas. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.48, pp.54-66. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.2015/jan.abr.v25n48.005.
Derivado de pesquisa mais ampla, este artigo procura refletir sobre o desenvolvimento da autonomia de escolas públicas através do Projeto Político-pedagógico. A partir da análise de dados colhidos em pesquisa de natureza qualitativa, o texto apresenta como acontecem e são previstas as interações entre escola e comunidade nos âmbitos social, governamental e escolar e suas implicações para a organização do Projeto Político-pedagógico em escolas públicas e sua relação com o desenvolvimento da autonomia. As análises indicam que para o trabalho pedagógico e escolar atender as necessidades educativas da comunidade precisa pautar-se em um Projeto político-pedagógico socialmente referenciado. E, ainda, que o desenvolvimento da autonomia da escola via projeto político-pedagógico situa-se em espaço contraditório, onde avanços e recuos são presentes e se fazem necessários. Além dessas questões, conclui-se que há, ainda, no meio educacional, muita dificuldade em entender como o Projeto Político-pedagógico pode auxiliar na conquista de uma escola democrática e autônoma.
Palabras clave : Autonomia Escolar; Projeto Político-pedagógico; Desenvolvimento Institucional.