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Educação: Teoria e Prática
versión On-line ISSN 1981-8106
Resumen
ROSSI, Rafael y FURLANETTI, Maria Peregrina de Fatima Rotta. A Educação do Campo em Debate: experiências de luta!. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.49, pp.326-339. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.2015/maio.ago.v25n49.010.
Neste trabalho problematizamos a educação do campo enquanto potencialidade para uma maior participação das famílias dos educandos/as na organização e cotidiano de escolas em assentamentos rurais. Em muitos casos, padrões educacionais urbanos são reproduzidos acriticamente no território camponês. Assim, a escola se torna um elemento alienado e alienante perante seu contexto espacial e de luta dos assentamentos. Partimos de nossa experiência investigativa com a Escola Educador Paulo Freire localizada no assentamento Rodeio, na cidade de Presidente Bernardes/SP, para problematizar a necessidade de espaços de diálogo como fóruns sobre educação do campo e reuniões coletivas com a comunidade escolar, a fim de que a escola seja, efetivamente, daquela população camponesa, construída e organizada de acordo com as demandas desse local. É nesse sentido que a comunicação e a formação de canais de diálogo para que a comunidade possa se expressar e ter a possibilidade de participar da escola são práticas fundamentais a serem discutidas numa prerrogativa que se baseia numa postura democrática de escola.
Palabras clave : Educação do Campo; Organização Escolar; Luta; Educação.