SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número52El arte integrando generaciones en un contexto educacional no escolarAprendizaje Cooperativo: una Experiencia en Educación Secundaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

FERRAROTTO, Luana  y  MALAVASI, Maria Marcia Sigrist. A relação família-escola como alvo das atuais políticas públicas educacionais: uma discussão necessária. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.52, pp.232-246. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n52.p232-246.

Este artigo discute a relação família-escola enquanto alvo das atuais políticas públicas educacionais, utilizando como metodologia a pesquisa bibliográfica da área. Analisando tanto o Plano Nacional de Educação quanto o Compromisso Todos pela Educação, percebe-se a relação família-escola como uma vertente de "mão única" já que atribui às famílias, apenas, a função de acompanhar os eventos escolares e as tarefas de casa. Nesse contexto, a concepção de qualidade educacional vincula-se, restritamente, aos resultados das avaliações externas e os pais são chamados a participar, inclusive esperando deles a cobrança de melhorias em relação às escolas sem a necessária análise das condições e da realidade institucional. Sabe-se que o discurso de aproximação entre família e escola é defendido pelos educadores, no entanto, deve-se reconhecer que tal discurso foi ressignificado pelas políticas públicas educacionais em curso e se distancia da cumplicidade entre família-escola ancorada na confiança e na partilha solidária de funções com pactos estabelecidos para bem da comunidade escolar.

Palabras clave : Família e Escola; Participação; Políticas Educacionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )