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Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
SOUZA, Michely Calciolari de y TERUYA, Teresa Kazuko. MÍDIA E EDUCAÇÃO: OS ENDEREÇAMENTOS DO FILME “BARBIE ESCOLA DE PRINCESAS”. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.55, pp.300-314. Epub 17-Feb-2020. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2018.33301.
Este artigo objetiva identificar as pedagogias culturais no filme Barbie Escola de Princesas, protagonizado pela boneca Barbie. Com base na metodologia dos modos de endereçamento e nos estudos de Educação, Mídia e Gênero e na linha de pesquisa Ensino, Aprendizagem e Formação de professores, buscamos responder a seguinte questão: Quais as pedagogias culturais representadas no filme Barbie Escola de Princesas, que oferece modos de agir às meninas? As conclusões indicam que as pedagogias culturais presentes no filme enfatizam o consumo de produtos e de modelos de feminilidade. Tais endereçamentos e pedagogias culturais, também podem ser encontrados em sala de aula, na relação de alunos/as e professores/as.
Palabras clave : Educação; Mídia; Filmes; Feminilidades.