Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
MARTINS, Célia Beatriz Patto y VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski. O USO DE CASOS DE ENSINO NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS NO BRASIL. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.spe, pp.118-130. Epub 20-Ene-2021. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2020.45942.
O uso de casos de ensino como ferramenta de suporte ao ensino nos cursos de Administração de Empresas e seus correlatos no Brasil tem crescido desde a sua introdução nos anos 1970. Os casos de ensino têm origem nos Estados Unidos da América, na Universidade de Harvard, com bons resultados de aprendizagem e o seu uso pode facilitar o processo de aprendizagem na sala de aula para solucionar problemas e situações empresariais reais. Este artigo, a partir de uma metodologia de revisão sistemática da literatura sobre o uso de casos de ensino nos cursos de Administração de Empresas e correlatos no Brasil, buscou levantar os temas de pesquisas mais comuns para, com isso, identificar possíveis lacunas e questões para futuras pesquisas. Os resultados demonstraram que a produção científica em periódicos nacionais, no campo estudado, é bastante reduzida e fragmentada.
Palabras clave : casos de ensino; metodologia ativa; ensino de administração; método do caso.