SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número62CONTRIBUCIONES DE ESTUDIOS CRÍTICOS SOBRE RELACIONES ÉTNICO-RACIALES AL CAMPO DE LA EDUCACIÓNEDUCACIÓN ESCOLAR Y REDES DE CONOCIMIENTO EN MOZAMBIQUE: colonialidad, epistemicidio y cuestiones actuales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

COELHO, Wilma de Nazaré Baía; REGIS, Kátia Evangelista  y  SILVA, Carlos Aldemir Farias da. SIGNIFICAÇÕES SOBRE A ERER: uma análise de publicações em periódicos da educação (2015-2019). Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.62, pp.334-346.  Epub 09-Feb-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.49485.

No Brasil, as significações sobre a educação para as relações étnico-raciais (Erer) ainda carecem de reflexões. Nesse artigo, desenvolvemos uma análise de produções científicas sobre o tema. O objetivo é identificar como os artigos publicados em periódicos da educação entre 2015 e 2019 abordam as significações sobre a Erer nos currículos brasileiros. Ao todo, 23 artigos foram submetidos à técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016), às recomendações metodológicas de Lüdke e André (1986) e às concepções teóricas de Silva; Gomes (2002) e Gomes (2012) sobre a diversidade étnico-cultural. Os resultados sugerem que a Erer continua sendo um tema de estudo relevante, tanto na formação inicial quanto continuada, como para uma educação antirracista que respeite a diversidade étnico-cultural.

Palabras clave : Erer; significações; produção científica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )