Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
KRUGER-FERNANDES, Larissa; RIBEIRO, Lady Daiane Martins y BORGES, Fabrícia Teixeira. ANÁLISE TEMÁTICA DIALÓGICA APLICADA A UMA RODA DE CONVERSA COM CRIANÇAS: uma explanação baseada em relato de pesquisa. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.64, pp.226-240. Epub 30-Jul-2021. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.%y.50727.
Este artigo tem o objetivo de apresentar a Análise Temática Dialógica, seus fundamentos epistemológicos e sua aplicação em um contexto de pesquisa qualitativa com crianças. Partindo da concepção de linguagem elaborada e desenvolvida pelo Círculo de Bakhtin, apresentam-se os pressupostos que embasam esse tipo de análise: o caráter dialógico da língua, o entendimento da palavra como signo ideológico e a concepção de tema. São abordados também os conceitos de endereçamento e alteridade que guiam as análises, de modo que todo enunciado do (a) participante é considerado em relação ao outro – ou aos outros – a quem ele(a) se dirige. Após essa explanação inicial, apresenta-se um relato prático da aplicação da Análise Temática Dialógica às informações produzidas em uma pesquisa sobre tecnologia com crianças. A pesquisa se utilizou de roda de conversa como procedimento metodológico para investigar os significados presentes nas falas das crianças participantes sobre a presença das tecnologias em suas vidas.
Palabras clave : análise temática dialógica; roda de conversa; crianças.