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Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
RODRIGUES, Aline Santos Pereira; SACHINSKI, Gabriele Polato y MARTINS, Pura Lúcia Oliver. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE E SUA RELAÇÃO COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.71, pp.297-309. Epub 28-Feb-2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2022.65480.
Considerando as perspectivas apontadas por pesquisadores como Martins (1998) e Tardif (2014), é possível verificar o quão é necessário e importante considerar a prática docente como um dos pilares da formação dos professores e da compreensão da identidade docente. Ao refletirmos sobre a subjetividade dos educadores, reconhecendo-os como sujeitos do conhecimento, vislumbra-se como são efetivadas e desenvolvidas as práticas de ensino no ambiente escolar, tomando como premissa que a pesquisa sobre o ensino deve levar em conta a voz dos professores sobre suas próprias práticas (delineiam-se pesquisas não sobre o ensino e sobre os professores, mas para o ensino e com os professores). Assim, pode-se repensar as relações entre teoria e prática, indo além da concepção de teoria como guia da prática, concebendo a teoria como expressão da prática. A partir de uma reflexão bibliográfica, com abordagem qualitativa, e sob o olhar interpretativo da hermenêutica, o presente estudo tem como questão norteadora a seguinte problemática: as relações estabelecidas durante a práxis pedagógica estão intrinsicamente ligadas à construção da identidade docente? Como objetivo central, busca-se refletir sobre a construção da identidade docente e sua relação com a prática pedagógica.
Palabras clave : prática docente; identidade; formação profissional.