Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
SANTOS, Danielle Aparecida do Nascimento dos y CARVALHO, Denise Alessi Delfim de. PEDAGOGIA DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: significados gerados na tematização da prática. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.71, pp.348-361. Epub 28-Feb-2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2022.62636.
Este artigo descreve um estudo sobre a pedagogia de projetos e suas contribuições para a organização do espaço escolar na Educação Infantil, mediante a tematização da prática, do trabalho interdisciplinar, com foco na aprendizagem significativa do estudante. Através de uma abordagem qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 1995), os dados foram coletados em uma escola de Presidente Prudente/SP e são predominantemente descritivos. As análises foram realizadas de forma indutiva, com foco na tematização da prática (WEISZ, 2009), partindo da análise exploratória (LAKATOS; MARCONI, 2010), com etapa bibliográfica (GIL, 2008). Concluiu-se que a análise sobre o trabalho com projetos confere significado à organização do espaço pedagógico à medida que se percebe a relação existente entre a Educação Infantil e a Pedagogia de Projetos: seu potencial em fazer do espaço escolar um lugar de aprendizagem significativa.
Palabras clave : pedagogia de projetos; tematização da prática; aprendizagem significativa.