Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
PEREIRA, Gabriela Lanza de Castro; MESQUITA, Ana Flávia Silva y BARROS, Marcelo Diniz Monteiro de. ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA MOLECULAR EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.73, pp.274-289. Epub 24-Ago-2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2023.65899.
No Brasil, o livro didático é amplamente utilizado em diversas escolas. Em algumas realidades, é o único instrumento para alunos e professores no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, refletindo sua grande importância. Em consequência do maior nível de dificuldade no ensino de matérias que abordam técnicas moleculares, faz-se necessário compreender como se apresentam os conteúdos de molecular em livros didáticos, visando a um maior entendimento de temas pouco abordados em aula e, consequentemente, buscando o aprimoramento do ensino. O objetivo deste estudo foi analisar os conteúdos de biologia molecular em duas coleções de livros didáticos de biologia do ensino médio, totalizando seis livros, quanto à presença, adequação às realidades socioculturais e atualizações necessárias à capacitação de alunos para uma formação mais abrangente. As duas coleções tiveram, em sua totalidade, diferentes exposições quanto aos conteúdos referentes à biologia molecular de maneira que uma das coleções abrangeu mais o tema deste estudo.
Palabras clave : ensino de biologia molecular; livro didático; pesquisa no ensino médio.