Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
TERRA, Dinah Vasconcellos; FAJARDO, Roxana Hormazábal y CASTRO, Pedro Alves. TEACHERS´ NARRATIVES: the experience of the neoliberal curriculum by teachers in Brazil and Chile. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.74, pp.278-292. Epub 06-Dic-2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2023.76024.
O texto pretende mostrar, por meio das narrativas de professores/as, como algumas políticas curriculares nacionais no Brasil e no Chile são marcadas por entidades e organizações como o Banco Mundial (BM), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Organização de Estados Ibero-americanos (OEI). O objetivo foi sinalizar como alguns elementos dessas políticas, todavia, se manifestam na experiência brasileira e chilena em certos documentos de políticas curriculares para a educação básica, a formação e a prática de professores/as. A metodologia do estudo se baseia na indagação narrativa, pela qual construímos e analisamos os relatos docentes que permitem entrelaçar experiências profissionais e pedagógicas de um grupo de professores e professoras no Brasil e no Chile. Apostamos que o diálogo com as duas experiências (Brasil e Chile) demarca reflexões de como as políticas curriculares nacionais continuam pondo em prática um currículo que busca silenciar as vozes dos/as professores/as. Ainda que as narrativas sejam frágeis, revelam que professores/as sabem o que as políticas pretendem e que aqueles/as que encontram espaço para trabalho coletivo tentam transcendê-las, de alguma forma, buscando a qualidade de ensino relevante para os/as estudantes.
Palabras clave : políticas públicas; experiência; currículos; formação docente..