Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; COSTA, Maria Aparecida Alves da y NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do. OS PEQUENOS CURUMINS: o estado do conhecimento da produção científica sobre crianças indígenas. Revista Teias [online]. 2024, vol.25, n.76, pp.42-55. Epub 07-Mar-2024. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2024.78870.
Esta revisão sistemática objetivou apresentar o estado do conhecimento de estudos sobre crianças indígenas. Para isso, foram realizadas buscas nas seguintes bases de dados: Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, portal de periódicos da Capes e portal SciELO, com refinamento nos anos de 2018 a 2022 e sendo ainda aplicados outros critérios de inclusão e exclusão. O resultado após análise resultou em 15 trabalhos, os quais foram divididos em três categorias, quais sejam: cultura, ensinamentos e ludicidade indígenas; educação escolar indígena; e formação de professores indígenas. Concluiu-se que os dados obtidos dão pistas sobre quais pesquisas na área estão sendo realizadas acerca de crianças indígenas, além de poder referenciar futuras pesquisas sobre a temática e ações de desenvolvimento político, social e educacional nesse contexto.
Palabras clave : infância indígena; criança indígena; estado do conhecimento.