Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Filosofia
versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X
Resumen
OLIVEIRA, Thabata Franco de y VALDEMARIN, Vera Teresa. Educação, verdade e valor: diálogo com Nietzsche. Educação e Filosofia [online]. 2013, vol.27, n.53, pp.137-160. ISSN 1982-596X.
Este artigo sistematiza reflexões sobre alguns dilemas da educação contemporânea, principalmente aqueles que prescindem de um horizonte de verdade e de valor, base fundamental e justificativa para a instauração da escola moderna. Tais reflexões estão ancoradas em textos de Friedrich Nietzsche que discutem a dissolução da metafísica, aqui considerada como um dos elementos de desestabilização do repertório simbólico da instituição escolar. Propõe-se, ao final, a recuperação do ato interpretativo como alternativa ao esvaziamento dos conceitos de verdade e de valor e o reconhecimento do diálogo como lugar privilegiado para a aproximação com a verdade provisória e circunstancial.
Palabras clave : Verdade e Valor; Nietzsche; Educação Contemporânea; Filosofia da Educação.