Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Filosofia
versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X
Resumen
FRANCO, Patrícia Lopes Jorge y LONGAREZI, Andréa Maturano. Elementos constituintes e constituidores da formação continuada de professores: contribuições da Teoria da Atividade. Educação e Filosofia [online]. 2011, vol.25, n.50, pp.557-582. ISSN 1982-596X.
O artigo sistematiza os pressupostos teórico-metodológicos da Teoria da Atividade de Leontiev (1983), destacando os elementos constituintes e constituidores da formação continuada de professores. Inicialmente apresenta-se uma síntese dos fundamentos antropológicos e filosóficos que delineiam o olhar leontieviano, considerando categorias trabalho; consciência; objetivação e alienação, bem como o desenvolvimento humano em toda sua complexidade. Discute os elementos constitutivos da Teoria da Atividade: atividade dominante, estrutura da atividade, significação social e sentido pessoal. Com base nesse corpus teórico, analisa a formação docente como atividade, na qual se entende que pela atividade dominante o professor se desenvolve. A atividade é ponto de partida e chegada do processo formativo profissional, pois possibilita aproximação direta do conteúdo da ação formativa com suas necessidades. Conclui-se, portanto, que os elementos constituintes e constituidores da formação continuada, na perspectiva apontada, são potencializadores do desenvolvimento humano- social e contribuem para superação de rupturas entre sentido e significado desta formação.
Palabras clave : Formação Continuada de Professores; Teoria da Atividade; Significação Social; Sentido Pessoal; Atividade Dominante.