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Educação e Filosofia
versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X
Resumen
Paradoxos, o infinito e a intuição geométrica. Educação e Filosofia [online]. 2011, vol.25, n.50, pp.717-739. ISSN 1982-596X.
Analisam-se neste artigo alguns resultados matemáticos que já foram assinalados como contrários à intuição e se realiza uma pesquisa das possíveis causas desse caráter contraintuitivo. Nesse sentido, são estudados o Paradoxo de Galileu, a demonstração de Cantor de que o segmento tem a mesma quantidade de pontos que o quadrado e o Paradoxo de Tarski- Banach. Primeiro é discutido o papel que o conceito de infinito e princípios como “o todo é maior que a parte” têm nesses paradoxos. Em segundo lugar, é estudada a influência que as intuições geométricas têm em alguns paradoxos e a relação delas com a concepção de geometria do Erlanger Programm de Felix Klein.
Palabras clave : Paradoxos; Intuição; Erlanger Programm.