Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Filosofia
versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596x
Resumen
AMORIM, Ivair Fernandes de. A docência administrada: problematizando a questão. Educação e Filosofia [online]. 2016, vol.30, n.60, pp.701-737. ISSN 1982-596x. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p701a737.
O texto que se apresenta é fruto das pesquisas realizadas por ocasião do curso de doutoramento e visa à compreensão da inserção de Sistemas Apostilados de Ensino em escolas públicas municipais. Com base em pesquisa empírica e teórica discorre-se sobre o conceito de Docência Administrada, proposto pelo autor, para ilustrar as consequências desta prática sobre a autonomia docente. Tendo como referencial os estudos provenientes de teóricos da Escola de Frankfurt, em especial Herbert Marcuse, propõe uma reflexão crítica sobre a utilização de apostilas, por meio de um estudo de caso, realizado em dois municípios do noroeste paulista, que propiciou dados para as análises realizadas.
Palabras clave : Sistema Apostilado de Ensino; Indústria Cultural; Autonomia; Docência Administrada.