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Educação e Filosofia
versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596x
Resumen
GOMES, Manoel Tavares. O fenômeno educativo entre ideologia e utopia. O pensamento de Paul Ricoeur: Base para uma educação emancipatória. Educação e Filosofia [online]. 2016, vol.30, n.60, pp.739-773. ISSN 1982-596x. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p739a773.
O pensamento de Paul Ricoeur não é, ainda, muito discutido no Brasil, salvo em meios estritamente acadêmicos. O presente artigo tem por finalidade pôr à discussão um dos aspectos fundamentais do profícuo pensamento de Paul Ricoeur - as questões relacionadas com a ideologia e utopia, suas diferenças e analogias -, e demonstrar que tais temáticas, na medida em que tipificam a imaginação social e cultural de um determinado povo, podem constituir bases importantes para novas análises, reflexões e linhas de orientação do sistema educativo e da educação. Esta é, sempre, configurada por representações simbólicas de natureza ideológica ou utópica, sobrevive no conflito, nem sempre pacífico, entre uma e outra pendendo, umas vezes para a ideologia, algo aprisionadora, outras para a utopia, transgressora da ordem existente. A formação para uma cidadania plena e para a emancipação exige a assunção de novos pressupostos teóricos, quer a nível sociológico e axiológico quer a nível epistemológico, pressupostos que, não podendo desligar-se de contextos ideológicos, supõem, todavia, novos olhares que possam reconstruir universos de sentido inovadores no âmbito educativo.
Palabras clave : Ricoeur; Ideologia; Utopia; Educação; Emancipação; Representações Metafóricas.