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Educação e Filosofia
versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X
Resumen
FLORENTINO NETO, Antonio. Indivíduo atômico e indivíduo relacional: as bases da formação da subjetividade no Ocidente e na China. Educação e Filosofia [online]. 2019, vol.33, n.69, pp.1109-1138. Epub 06-Feb-2022. ISSN 1982-596X. https://doi.org/10.14393/revedfil.v33n69a2019-56383.
O propósito desta análise é apontar alguns elementos da tradição ocidental, em contraposição a elementos da tradição oriental, que nos possibilitam compreender melhor as possíveis consequências da assimilação incondicional, por parte da China, desses aspectos fundamentais da tradição ocidental. Nesta direção, antecipo o propósito principal deste texto, que é expor, a meu ver, os motivos pelos quais não é possível à China simplesmente assumir os “valores” ocidentais como consequência natural da abertura para a economia de mercado, sem ter de abrir mão daquilo que a torna o que é. A tarefa é, portanto, pensar a relação entre modernidade e tradição na China hoje, a partir de uma determinada concepção de “modernidade”, sem desconsiderar, mas também, sem problematizar, o intenso debate que já ocorreu em torno da própria questão.
Palabras clave : Tradição; Modernidade; Subjetividade; Ocidente; Oriente.