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Educação e Filosofia
versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X
Resumen
MORAES, Ana Cristina y RIBEIRO, Luis Távora Furtado. O campo de saber artístico nos currículos de formação de pedagogos e seu eco nas escolas. Educação e Filosofia [online]. 2019, vol.33, n.69, pp.1373-1400. Epub 06-Feb-2022. ISSN 1982-596X. https://doi.org/10.14393/revedfil.v33n69a2019-47001.
O texto problematiza a legitimação das Artes como campo de saber nos currículos de cursos de Pedagogia. Reflete, pois, sobre formação inicial de pedagogos e o repertório artístico-cultural desses profissionais para atenderem às demandas escolares referentes ao ensino de Artes. Tomamos como base de fundamentação teórica, principalmente, a noção de campo de Bourdieu (2006; 2004; 1983) e sua idéia de consagração desse campo como um processo constituído relacionalmente. O trabalho traduz um estudo bibliográfico imerso no campo da Educação, guiado, entretanto, por reflexões sustentadas em observações e vivências estético-pedagógicas no âmbito da formação inicial docente, numa universidade pública estadual brasileira. Com o estudo, infere-se que à universidade cabe a responsabilidade estratégica de garantir a ampliação de componentes curriculares que abranjam saberes em Artes.
Palabras clave : Campo de saber; Artes; Formação de pedagogos.