Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Filosofia
versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X
Resumen
MUTTI, Gabriele de Sousa Lins. Interdisciplinaridade, totalidade e a construção do conhecimento em artigos das áreas de Educação e Ensino. Educação e Filosofia [online]. 2019, vol.33, n.69, pp.1623-1658. Epub 06-Feb-2022. ISSN 1982-596X. https://doi.org/10.14393/revedfil.v33n69a2019-47793.
Neste artigo interrogamos: O que se mostra sobre a interdisciplinaridade e totalidade, tomadas sob a ótica do materialismo dialético, nos artigos de periódicos das áreas de Educação e Ensino, disponibilizados no Google acadêmico? Por meio da análise de conteúdo realizada em 27 pesquisas. Os resultados revelaram que ainda que não exista na literatura uma concepção única do que vem a ser a interdisciplinaridade, há entre os estudiosos a compreensão comum de que ela está vinculada à busca pela ruptura com a fragmentação do conhecimento. No contexto escolar, explicita-se dos artigos analisados, a interdisciplinaridade impulsionada pelos interesses dos modos de produção capitalista, bem como o discurso de que a ampliação do debate sobre ela na escola solicita mudanças no modo como se dá o trabalho pedagógico, uma vez que requer abertura ao estabelecimento de uma relação dialógica para a construção do conhecimento, de modo que a totalidade possa ser almejada sem que as particularidades sejam desconsideradas.
Palabras clave : Interdisciplinaridade; Totalidade; Construção do Conhecimento; Materialismo dialético; Análise de conteúdo.